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Amortecedores

Amortecedores é na Sancar Auto Center

As funções básicas do amortecedor contribuem de maneira clara e significativa para o aumento da estabilidade do carro e conforto para o motorista, proporcionado:
1 - Controle do movimento da suspensão;
2 - Diminuição da distância de frenagem;
3 - Redução do desgaste dos pneus;
4 - Controle da movimentação das molas;
5 - Permanência dos pneus em contato com o solo;
6 - Mantém o alinhamento das rodas;
7 - Controle da movimentação do veícolo: rolagem, balanço mergulho e subida na aceleração;
8 - Redução do desgaste dos demais compnentes da suspensão.

Quando trocar os amortecedores?
-> Quando o carro apresentar falta de aderência nas curvas;
-> Quando o carro canta pneu ou fica com excesso de vibração;
-> Qando os pneus estiverem com vazamentos, amassados ou com quebras nas fixações;
-> De acordo com as recomendações do manual do proprietário.

Com alguns cuidados você evita: pulo excessivo da rodas, redução do contato entre o pneu e o solo, desgaste prematuro dos pneus, vibrações e ruídos na suspensão.

Freios

Freios é na Sancar Auto Center

Durante a frenagem o disco de freio suporta altas temperaturas e esforços mecânicos extremos. O uso de discos de freio com espessura abaixo da mínima especificada pelo fabricante do veículo poderá ocasionar sérios problemas, como:
1 – Maior possibilidade de superaquecimento dos freios devido à menor quantidade de material;
2 – Menor resistência mecânica da peça, podendo ocorrer empenamento, trincas ou até mesmo quebra total do disco de freio;
3 – Travamento do êmbolo da pinça de freio.

Para um melhor assentamento das pastilhas, recomendamos frear moderadamente nos primeiros quilômetros após a troca.

Ao fazer uma revisão nos freios, normalmente só pensamos no serviço óbvio: substituir as pastilhas e lonas.

Uma boa revisão de freios deve incluir uma checagem minuciosa dos pedais às rodas, incluindo: Pastilhas e lonas, Tubos e flexíveis, Cilindros de roda, Pinças, Discos, Tambores, Molas e parafusos de fixação.

Fluido de Freio

Fluido de Freio é na Sancar Auto Center

A importância da troca do fluido de freio, deve-se ao fato do fluido de freio ser higroscópico, ou seja, possuir a característica de absorver a umidade existente no ar, ocasionando a diminuição do ponto de ebulição do fluido e portanto, ficando ainda mais sujeito ao fenômeno conhecido como tamponamento.

TAMPONAMENTO – Ocorre quando o calor gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco de freio no momento da frenagem é transferido para o fluido, o qual sofre aquecimento até atingir o estado de ebulição e em função da alta temperatura do circuito surgem bolhas de ar no sistema de freio resultando em falha no sistema e o carro não para.

O fluido de freio, assim como o óleo do motor do carro, deve ser trocado pelo menos uma vez por ano, caso você perceba que o pedal do freio não está mais como era antes, pode ser um sinal de que o fluido está fora da validade ou acumulou água no sistema.

Em hipótese alguma o fluido de freio deve ser completado e sim substituído.

Óleo do Motor

Óleo do Motor é na Sancar Auto Center

A vareta que mede a quantidade de óleo no cárter deve ficar entre as marcas “mínimo e máximo”.

O nível do óleo deve ser verificado com o motor frio, para que o conteúdo que está concentrado nas partes do carro volte para o tanque, garantindo uma leitura correta.

Cor do óleo: quando está limpo, ele é dourado e transparente, já o óleo sujo fica preto ou marrom.

Se o óleo estiver meio espumado, pode ser sinal de contaminação com refrigerante e indicar uma vedação com defeito ou outros problemas. Nesse caso, é necessário levar o carro até o seu mecânico de confiança.

A troca do Óleo do Motor deve ser feita, de acordo com a indicação da montadora, em média a cada 10 mil quilômetros ou seis meses para evitar superaquecimento, borras e desgaste das peças.

Passe na Sancar Auto Center que iremos lhe orientar e verificar se já está na hora de efetuar a troca do Óleo.

Pneus

Pneus é na Sancar Auto Center

A vida útil dos pneus depende de uma manutenção cuidadosa do motorista. Nesta área, a Sancar Auto Center orienta você sobre os limites de segurança, pressão, rodízio de pneus e dicas importantes para evitar o desgaste dos pneus.

O desgaste máximo do pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca". A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal.

Os pneus vêm com ressaltos na base dos sulcos para indicar o limite de segurança sem ter que se usar um medidor. Para isso, o motorista pode vistoriar bem o pneu periodicamente, sem necessidade de se deslocar a um estabelecimento comercial.

Algumas implicações causadas devido ao uso de pneus abaixo do limite:
1 - Aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca;
2 - Aumento do espaço necessário para frenagem, mesmo em pista seca;
3 - Aumenta o risco de furos e cortes na banda de rodagem.
4 - Diminuição da drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas.

Passe na Sancar Auto Center que iremos verificar vários componentes mecânicos do veículo que podem interferir na quilometragem dos pneus, segurança do veículo e desgastes prematuros.

Escapamentos

Escapamentos é na Sancar Auto Center

O sistema de escapamento serve para canalizar, resfriar e eliminar os gases produzidos durante a combustão, eliminando os ruídos desse processo.

Escapamento em mau estado pode causar alguns riscos como por exemplo:
1 - Penalização por ultrapassar os limites legais de ruídos;
2 - Pode ocorrer de causar sonolência e distúrbios físicos ao motorista e passageiros, por inalação de gases no interior do veículo;
3 - Sofrer ou causar acidentes imprevisíveis por perda de componetes dp sistema;
4 - O veículo pode ter falta de força no motor por perda de potência devido a danos no tubo do escapamento;
5 - Além do veículo ter um maior consumo de combustível para compensar a perda de potência.

Catalizadores

Catalizadores é na Sancar Auto Center

A inoperância ou mau funcionamento compromete o nível de gases liberados na atmosfera e também o desempenho do motor, ocasionando até perda de potência do veículo”

O catalisador tem a função de transformar as emissões de gases poluentes em substâncias não tóxicas. Ele tem o formato de uma marmita (o que levou alguns mecânicos a chamá-lo de marmita catalítica) e seu comprimento não excede a 30 centímetros.

Para aumentar a área de contato dos gases poluentes com as substâncias ativas, ele tem minúsculos canais e as paredes recobertas com óxidos de metais, que criam superfícies irregulares, com porosidades, o que representa uma área correspondente a 20.000 metros quadrados.

Evite estacionar seu carro sobre grama alta ou vegetação seca, pois a altíssima temperatura que o catalisador atinge pode causar incêndios.
Mantenha sempre o Sistema de Ignição do seu veículo em dia, fazendo revisões periódicas em Velas, Bobinas e Cabos de Vela. Isto evitará que o combustível não queime corretamente e contamine o catalisador.

O catalisador é uma das peças cujo selo do Inmetro é exigido para ser comercializado no País. E aqui na Sancar Auto Center sempre trabalhamos com produtos de procedência e qualidade.

Molas

Molas é na Sancar Auto Center

As molas são o principal elemente elástico da suspensão e, a partir do momento da sua instalação, já estão em trabalho, permanecendo acionadas pelo peso da carroceria do veículo mais as cargas que ele estiver carregando.

Elas absorvem as irregularidades do terreno, controlam a altura do veículo e atuam sobre o alinhamento e equilíbrio da suspensão.

Os efeitos das molas desgastadas são verificados por impactos constantes na suspensão, desgate acentuado dos pneus, amortecedores e batentes.

Quando devem ser substituídas?

A troca das molas é recomendada à cada 60.000 km, pois é quando começam a dar sinais de desgastes. Normalmente o motorista só percebe o mau estado da suspensão quando o veículo apresenta muitos barulhos, trancos, perda de conforto e estabilidade. Quando as molas apresentarem sinais de batidas de elos, ferrugem, trincas, quebras ou o veículo apresentar a frente ou a traseira baixa em relação ao solo, bem como desnível lateral, deve-se trocar as molas, pois sua segurança estará comprometida.

Para sua segurnaça e agende uma visita à Sancar Auto Center e faça um teste em todo o Sistema de Suspensão, assim você estará sempre tranquilo e poderá viajar com toda comodidade, sem preocupações desnecessárias.

Bandejas

Bandejas é na Sancar Auto Center

A bandeja, braço de suspensão oscilante, é um subconjunto do sistema de suspensão dos veículos. Em condições ideais, ela trabalha em harmonia com os demais componentes da suspensão, ligando a roda ao chassi do veículo e participa da estabilidade, conforto e segurança do sistema. Sua contrução é formada por sua estrutura estampada, forjada ou fundida, buchas e pivô.

Quando fazer a subistituição?

Os principais defeitos de uma bandeja são: estrutura empenada, amassada, trincada ou fora de esquadro/pivô com folga/buchas com folgas.

Em razão dos grandes esforços que a peça é submetida, recomenda-se sua verificação periódica e, mesmo quando for detectado apenas desgaste nas buchas, por segurança e prevenção, deverá ser subistituído a peça por completo.

Filtros de Ar / Óleo / Combustível

Filtros é na Sancar Auto Center

Pode até parecer uma bobagem, mas a troca de óleo e filtros é um dos procedimentos mais importantes para a vida útil do motor, e quando mal feita ou inexistente, pode-se acarretar em problemas que vão do simples aumento no consumo de combustível à redução do desempenho e até a fundição do motor.

E é aí o prejuízo pode chegar a até a metade do valor do veículo.

Ao contrário do que muita gente pensa, o filtro de óleo também deve ser trocado todas as vezes que houver troca do óleo do motor. Apesar de cada veículo ter uma especificação, não adianta trocar o óleo e deixar o filtro velho, já que é justamente ele que impede a circulação de impurezas pelo motor. Se os dois não forem trocados juntos pode haver comprometimento de outras peças, de custo elevado para reposição.

O período normal para efetuar a troca varia de acordo com a marca e o modelo do veículo. E isso pode variar entre 15 mil e 5 mil quilômetros rodados. Podendo-se até ser antecipado para 3 mil Km. Fique sempre atendo ao que diz as recomendações do manual. E sempre que possível, passe na Sancar Auto Center e peça para um de nossos técnicos fazera verificação.

Assim você estará contribuindo para o melhor rendimento e uma vida útil mais longa do motor do seu véiculo.

Embreagens

Embreagens é na Sancar Auto Center

A Embreagem tem uma vida útil variável, dependendo de como é utilizada pelo motorista, porém dura em média 40.000 km, mas existem casos, não raros, que a embreagem pode ser utilizada por muito mais quilometragem.

Por se tratar de um item de desgaste natural, a durabilidade da embreagem varia conforme a solicitação do conjunto e condição de trabalho. Assim, a manutenção se resume à troca dos componentes avariados quando necessário. Agende uma visita à Sancar Auto Center que nosso mecânico irá verificar as condições para uma possível substituição da peça.

Sintomas a serem verificados:

1 - Patinação, trepidação, dificuldade de engate, pedal duro e barulho;
2 - Vibração ao tirar o pé do pedal da embreagem;
3 - Pedal da embreagem muito baixo ou muito alto.

Obs.: Vale lembrar que a embreagem não trabalha sozinha. Dessa forma, seu perfeito funcionamento depende dos outros componentes do sistema, como volante do motor, cabo de embreagem, garfo, entre outros.

Correias

Correias é na Sancar Auto Center

A correia sincronizada, popularmente conhecida como correia dentada, é a peça responsável por manter a sincronia entre o virabrequim (que transfere a força do motor às rodas) e o comando de válvulas (responsável pela entrada e saída de gases do cilindro). Apesar de muitos motoristas não darem a devida atenção a ela, trata-se de uma das peças que merecem maior atenção quando você compra um automóvel usado, uma vez que é um componente vital para o funcionamento do motor.

Se existe uma peça no carro que pode causar um grande prejuízo é a correia dentada. Em um carro popular, os gastos podem variar de R$ 1,3 mil até R$ 4 mil.

A troca da correia dentada é efetuada a cada 50 mil quilômetros, porém é sempre importante verificarmos o plano de manutenção do veículo no manual do proprietário para sabermos qual a quilometragem correta.

Velas

Velas é na Sancar Auto Center

As velas de ignição, são os componentes responsáveis pela queima do combustível, quando este está dentro das câmaras de combustão. Sua faísca dá início a explosão que impulsiona os pistões, movimentando o motor contínuamente. Mas as velas têm vida útil e devem ser inspecionadas pelo mecânico a cada 10.000 km na maioria dos veículos.

Após estes 10.000 km, já é possível diversos problemas causados pelo desgaste das velas. Passe na Sancar Auto Center que iremos verificar as reais condições das velas do sei veículo, e sendo necessário faremos a subistituião por velas e cabo de vela novos.

Obs.: Nunca reaproveite velas danificadas. Limpar, lixar ou aproximar os eletrodos não devolverá a sua funcionalidade corretamente. Lembre-se de que existem ferramentas específicas para remoção e instalação das velas e o torque de aperto varia de um modelo para outro.

Baterias

Baterias é na Sancar Auto Center

A principal função da bateria é fornecer energia necessária para a partida do motor do veículo, além de alimentar todo o sistema elétrico quanto o motor não estiver em funcionamento.

Sendo uma peça fundamental para o bom funcionamento de um automóvel. Ela acumula a energia produzida pelo próprio veículo, auxiliando na sua partida, alimenta o acionamento das peças do setor elétrico como faróis, luzes, pisca-alerta, limpador de pára-brisa, equipamento de som, dentre outros.

A manutenção da bateria deve ser feita sempre que você sentir necessidade, se perceber que as luzes estão fracas ou ainda, se faz mais de dois anos que a bateria foi trocada pela última vez.

A Bateria estará descarregada: quando houver dificuldade em dar a partida, quando as luzes estiverem fracas, em decorrência de problemas caudados por reguladores de voltagem desregulados, correia frouxa ou fio terra solto.